Público: Professor
-
Manual de Webconferências
Este tutorial tem o objetivo de capacitar as pessoas vinculadas à Universidade Federal do Espírito Santo a utilizar a plataforma de Conferenciaweb para fazer uma reunião completa habilitando áudio, vídeo e usando recursos multimídia como apresentação e compartilhamento de tela com sucesso.
-
Desenho Didático para o Ensino On-line (CAPES)
O curso Desenho Didático para o Ensino On-line apresenta os aspectos básicos do planejamento para o ensino mediado por tecnologias. Pautado no cenário atual da relação entre tecnologias digitais e educação, nele você conhecerá algumas ferramentas que são utilizadas na produção de materiais didáticos, mediação pedagógica e avaliação. Produzido em parceria da CAPES com a UEMA.
-
Como Produzir Videoaulas (CAPES)
Este curso foi pensado para você que deseja conhecer técnicas básicas para produção de videoaulas, compreendendo a importância do planejamento e construção de um bom roteiro na criação de vídeos educacionais. Produzido em parceria da CAPES com a UEMA.
-
Introdução à Informática: uma abordagem com LibreOffice
O principal objetivo deste e-book é possibilitar ao leitor a instrumentalização no uso dos suportes de informática, através do desenvolvimento de conhecimentos básicos que proporcionarão a base para aplicações futuras, tanto na vida acadêmica quanto na atuação profissional de nossos alunos. Outro objetivo é proporcionar contextos para a aplicabilidade da informática dentro de um ambiente de múltiplas possibilidades das tecnologias de informação.
-
[Libras] Trilha Moodle para Professor: ambiente virtual de aprendizagem (AVA)
Série de vídeos produzida pelas equipes de Suporte e do Laboratório de Design Instrucional, da Superintendência de Educação a Distância (Ufes), a motivos de instrução sobre a plataforma Moodle direcionado para professor com tradução em Libras.
-
Trilha Moodle para Professores: ambiente virtual de aprendizagem (AVA)
Série de vídeos produzida pelas equipes de Suporte e do Laboratório de Design Instrucional, da Superintendência de Educação a Distância (Ufes), a motivos de instrução sobre a plataforma Moodle direcionado para professor.
-
Mundo da Geomática
Canal com muito conteúdo de qualidade, com certeza quem se interessar por geotecnologia irá gostar dos conteúdos, pois além de artigos de primeira qualidade, tem também cursos!
-
Capacitação Classroom e Ferramentas G-Suite [OUTROS – LIBRAS]
Capacitação das ferramentas do Google for Education em versão Libras produzida pelo LDI e pela Sead/Ufes, com apoio do Setor de Tradução e Interpretação em Libras da Ufes. Inclui instruções sobre a utilização de ferramentas Google (Drive, Docs, Planilhas, Drawings, Jambord, Keep, Sites, Forms, Hangouts, entre outras) no ensino mediado por TICs.
-
Capacitação Classroom e Ferramentas G-Suite [PROFESSOR – LIBRAS]
Capacitação para professores das ferramentas do Google for Education em versão Libras produzidas pelo LDI e pela Sead/Ufes, com apoio do Setor de Tradução e Interpretação em Libras da Ufes. Inclui instruções sobre o Classroom e utilização de outras ferramentas Google (Meet, Agenda, Forms) no ensino mediado por TICs.
-
Trilha Moodle Ufes: Uma Introdução ao AVA
Tutorial confeccionado visando fornecer as informações básicas para Estudantes e Professores(as) sobre o uso da plataforma AVA Ufes.
-
Editora Navegando
Difundir o conhecimento científico fundado na gratuidade, seja por parte do autor, que abrirá mão de seus direitos autorais, seja por parte da Navegando Publicações em promover o acesso livre aos e-books.
-
Segurança no uso das tecnologias digitais
A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI/UFES) recomenda aos servidores e alunos a leitura deste texto, que trata de sua segurança quando online (na Internet e em redes de computadores), enfatizando também a importância de sua atenção para os diversos softwares e plataformas em uso, bem como para as ferramentas de web conferência.
-
Web-conferência
A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI/UFES) está disponibilizando os links para as ferramentas de web-conferência, como sugestão de interação para a comunidade universitária para utilizar.
-
Comunidade Ufes: Como utilizar o Microsoft Office 365 gratuitamente
Docentes e Técnicos-Administrativos da UFES estão qualificados, através de nosso e-mail institucional [@ufes.br] para o “Office 365 educacional”, que inclui os aplicativos Word, Excel, PowerPoint e OneNote e o Microsoft Teams, além de ferramentas adicionais, de forma gratuita.
-
O SiBI da UFRJ elaborou relação de editoras acadêmicas brasileiras que disponibilizam e-books gratuitos
O Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ fez um levantamento através dos sites das editoras acadêmicas das principais universidades do Brasil, e elaborou uma relação com todas as editoras que disponibilizam e-books (livros eletrônicos) para download gratuito.
-
Capacitação Classroom e Ferramentas G-Suite [PROFESSOR]
Capacitação para professores das ferramentas do Google for Education produzida pelo LDI e pela Sead/Ufes. Inclui instruções sobre o Classroom e utilização de outras ferramentas Google (Meet, Agenda, Forms) no ensino mediado por TICs.
-
Capacitação Classroom e Ferramentas G-Suite [OUTROS]
Capacitação das ferramentas do Google for Education produzida pelo LDI e pela Sead/Ufes. Inclui instruções sobre a utilização de ferramentas Google (Drive, Docs, Planilhas, Drawings, Jambord, Keep, Sites, Forms, Hangouts, entre outras) no ensino mediado por TICs.
-
Guia gratuito sobre como dar aulas on-line
Guia sobre o uso de recursos tecnológicos para docentes da Educação Básica e do Ensino Superior com dicas para adaptar aprendizagem e produzir conteúdo digital.
-
Curso de Formação de Professores para Criação e Uso Didático de Videoaulas (Aula o1)
Formação de professores para criação e uso didático de vídeoaulas.
-
Curso: Desenho Instrucional pela Escola Virtual do Governo Federal
Ótima oportunidade para que as pessoas envolvidas em processos de capacitação e formação no serviço público conheçam as características do processo de ensino-aprendizagem de adultos, os fundamentos do mapeamento de necessidades e as fases que compõem a modelagem de cursos e sua execução. O curso adota como base o modelo sistêmico Desenho de Sistema Instrucional, também conhecido como ADDIE.
-
Curso Moodle em Ação: Configurações
Desenvolvido pela equipe da Secretaria da Educação a Distância da UFRGS, o material apresenta algumas possibilidades de configuração do Moodle para deixar a sua sala de aula virtual ainda mais personalizada e o seu curso mais organizado.
-
Curso: Questionários Moodle
Curso é apresentado em 5 módulos: O primeiro mostra como configurar um questionário, ou seja, como definir as regras de apresentação do questionário para os estudantes. O segundo apresenta os passos para criar um banco de armazenamento de questões. O terceiro detalha os tipos de questões possíveis de serem criados no Moodle e como editar um questionário com esses tipos de perguntas.O quarto módulo aponta quais os meios para importar e exportar questões para/de o Moodle. No quinto e último módulo, ferramentas de auxílio à avaliação final de um questionário são apresentadas e discutidas.
-
Cadernos de Ensino Mediados por TIC
Publicações com o objetivo de auxiliar discentes e docentes na implementação do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação, as chamadas TICs, no processo de ensino e aprendizagem. Os temas abordados nesses exemplares são: Orientações básicas para a elaboração do plano de aula; Sequência pedagógica aplicada ao ensino on-line EaD; Conceitos e fundamentos de avaliação; entre outros.
-
Curso de Libras – USP
A disciplina foi idealizada para que os alunos tenham contato com conteúdos relacionados à língua de sinais, à surdez, à educação de surdos e à cultura surda. É coordenada pelo Prof. Dr. Felipe Venâncio Barbosa, do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.
-
Índice de tutoriais do G-Suite
Com o G-Suite for Education, os professores podem criar oportunidades de aprendizagem, simplificar as tarefas administrativas e desafiar os alunos a pensar de forma crítica, tudo isso sem interromper os fluxos de trabalho em andamento. Aprenda a utilizar as principais ferramentas Google: Agenda, Docs, Apresentações, Planilhas, Drive, Forms, entre outras.
-
Criando Videoaulas: planejamento, gravação e edição de aulas on-line
Os vídeos abordam assuntos de planejamento; iluminação e roteiro; gravação de diversos tipos de videoaula, com exemplos e passo a passo para cada um, gravados com câmera, celular ou notebook; gravação de tela; além de tutoriais sobre edição e disponibilização.
-
Curso Moodle em Ação: Atividades e Recursos
Curso totalmente on-line para docentes, com o objetivo de contribuir para a utilização do Moodle em práticas pedagógicas, seja na Educação Básica, ou no Ensino Superior. O curso é composto por vivências de atividades no ambiente virtual, experimentações, materiais de apoio e avaliações. Acreditamos que as vivências, a prática e uma reflexão sobre elas são fontes poderosas de aprendizagem.
-
Formação de facilitadores de aprendizagem
O curso foi elaborado para atender as demandas de formação de facilitadores de aprendizagem nas temáticas do agro, mas pode ser
estendido aos demais interessados. Este curso abordará conteúdos como: aprendizagem na idade adulta, planejamento de ensino, metodologias de ensino ativas e dicas para a condução de um processo de ensino e aprendizagem. -
Tornar o documento ou a apresentação acessível – Support Google
Ao criar um documento ou uma apresentação, siga as dicas abaixo para torná-los mais legíveis para qualquer pessoa, inclusive pessoas com deficiência.
-
Guia Direito Autoral e Educação Aberta e a Distância: Perguntas e Respostas
Os objetivos deste Guia são elucidar dúvidas sobre o uso no ensino on-line do material protegido por direitos autorais e, ao mesmo tempo, tratar da proteção das gravações das aulas, com foco neste período excepcional e emergencial causado pela pandemia. Versões novas do Guia poderão ser lançadas com novas perguntas e respostas.
-
Moodle para Educadores
O curso proporciona o conhecimento básico necessário para a edição de salas virtuais para cursos ou disciplinas na modalidade à distância ou para apoio à modalidade presencial.
-
Tutoriais Inovaeh
Nossos tutoriais estão divididos em duas seções: Utilização do Moodle, com vídeos, PDFs e infográficos relativos ao uso da plataforma Moodle, e Ferramentas para a Web 2.0, que aborda algumas das ferramentas mais utilizadas como apoio às práticas pedagógicas, tais como: Cacoo, Canva, Padlet, Piktochart, Pixton, PowToon, Voki, Webquest, Wordart e Wordle.
-
Licenças Creative Commons
Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos.
-
Mídias para EaD
Educadores à distância precisam conhecer as características de cada mídia para serem capazes de remediá-las caso apresentem algum problema, e também serão capazes de identificar quais são as melhores mídias para se obter eficácia em uma determinada disciplina.
-
Estratégias para o ensino Remoto Profa. Daiani Riedner
O ciclo de Lives da SEAD/UFMS tem como objetivo apresentar recursos digitais e estratégias para o ensino remoto. Nessa Live vamos falar sobre estratégias e tecnologias para o ensino remoto. A apresentação é da Profa. Daiani Damm Tonetto Riedner.
-
Como realizar o cômputo das atividades pedagógicas não presenciais
Nesta Live conversamos com a professora Simone Santos , especialista em Informática na Educação e diretora do Centro de Referência em Tecnologias do IFMA sobre Tecnologias na Educação – Como realizar o cômputo das atividades não presenciais.
-
Avaliação da aprendizagem na Educação a Distância
Neste trabalho, pretendemos discutir as concepções de avaliação, os tipos de questões e as ferramentas mais adequadas ao ambiente virtual, de acordo com os parâmetros propostos pelo Ministério da Educação e os níveis avaliativos que a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) adota.
-
Curso: Educação em Tempos de Coronavírus pela Lumina UFRGS
O objetivo do curso é possibilitar um espaço de estudos, reflexões e trocas com colegas cooperando para a construção de novas possibilidades agora e após pandemia.
-
Curso: Introdução à Libras pela Escola Virtal do Governo Federal
Aprenda a utilizar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e garanta o atendimento e o tratamento adequado às pessoas com deficiência auditiva.
-
Curso: Temos que dar aulas remotas… E agora? pela Escola Virtual do Governo Federal
As aulas presenciais estão suspensas e temos que dar aulas online. São aulas planejadas para ser presenciais e que precisam ser remotas. Como manter o uso de metodologias ativas nesse formato? Como oferecer cursos inovadores? Como garantir que os objetivos serão alcançados? Neste curso buscamos discutir alguns conceitos, ferramentas e dicas para que você encontre suas próprias respostas.
-
Recursos de Acessibilidade aplicados ao Ensino Superior
O principal objetivo de nosso livro Recursos de acessibilidade aplicados ao ensino superior: compartilhar resultados de pesquisas e projetos que buscam tornar possível a inclusão e permanência da pessoa com deficiência no Ensino Superior.
-
EduCAPES: Portal de objetos educacionais abertos da CAPES
O eduCAPES é um portal de objetos educacionais abertos para uso de alunos e professores da educação básica, superior e pós graduação que busquem aprimorar seus conhecimentos.
-
AUDIODESCRIÇÃO: Um estudo sobre o acesso às imagens por pessoas com deficiência visual no Estado do Espírito Santo
Como a audiodescrição, enquanto exercício exotópico, pode mediar o acesso às imagens por pessoas com deficiência visual e como isso se produz no Estado do Espírito Santo?
-
Direitos autorais: Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998
Esta Lei regula os direitos autorais, entendendo-se sob esta denominação os direitos de autor e os que lhes são conexos.
-
Live: Design Universal para Aprendizagem
Danielli Sondermann e Aline Freitas | Workday
-
Orientações para descrição de imagem na geração de material digital acessível
Nota Técnica lançada pelo Ministéro da Educação (MEC), para orientação de descrições de imagens na geração de materiais digitais acessíveis.
-
Acessibilidade para Cursos EaD
O objetivo neste artigo é apresentar um conjunto de diretrizes para recursos educacionais comumente utilizados na modalidade a distância, de modo que estes sejam acessíveis às pessoas com deficiência visual.